Quem Somos

Pedagogia e Metodologia

Missão

Educar para o indivíduo e a sociedade.

Visão

    Ser uma escola vanguardista e socialmente responsável.

Valores

ÉTICA

COOPERAÇÃO

COLETIVIDADE

DIÁLOGO

CRIATIVIDADE

PRÁTICA VERDE

    O Arvense é uma escola de Método Natural cuja proposta pedagógica visa ao desenvolvimento integral de seus alunos. No Arvense, eles se formam como cidadãos éticos, humanistas e, ao mesmo tempo, capacitados para os próximos ciclos da educação formal e para os diversos tipos de avaliação.

Escola de vanguarda, o Arvense alia o Método Natural à Filosofia e às demandas das sociedades modernas e suas rápidas transformações tecnológicas. É a primeira escola de Brasília a ter aulas digitais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Esse tripé faz do Arvense um ambiente inteligente, estimulante, reflexivo e transformador de conteúdos e de conceitos em conhecimento aplicado e em criticidade.

Pedagogia Freinet

  Cooperação, comunicação, documentação, investigação, livre expressão. O Arvense tornou-se o precursor do Método Natural genuinamente brasileiro ao trazer a filosofia de ensino freinetiana para Brasília.

Metodologia

 Na verdadeira aprendizagem, descobrir e construir são as palavras e as ações-chave. Procurando descobrir e tentando construir, a criança desenvolve a capacidade de organização e de investigação; aventura-se pelos caminhos da observação, do levantamento de hipótese, da análise, da síntese, da generalização e ativa vários processos mentais essenciais ao desenvolvimento cognitivo. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, as práticas pedagógicas do Arvense fundamentam-se na PEDAGOGIA DA AUTOEXPRESSÃO E DA ALFABETIZAÇÃO NATURAL, cujos incentivos aos eventos naturais relacionados ao desenvolvimento oral e escrito da criança, mais do que levar a ler e a escrever, conduzem à construção social, moral e afetiva do aprendiz.

Equipe

O trabalho pedagógico do Arvense é desenvolvido por uma equipe diretiva que atua na área educacional do DF há mais de 35 anos e por uma equipe docente rigorosamente selecionada e sistematicamente capacitada. Aqui, toda essa equipe é mais que mediadora do conhecimento. Ela é referência, é estimuladora e influenciadora das formas pelas quais porção significativa do conhecimento humano flui na instituição como um todo.

 

Toda essa equipe é liderada pela Diretora Márcia Ernandes, especialista em Gestão Educacional e em Orientação Sexual, membro do Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual (GTPOS).

 

A Orientadora Pedagógica, Margareth Nogueira, á especialista em Gestão Escolar

 

A Coordenadora, Denise Macedo, é doutora e mestra em Linguística, especialista em Docência da Língua Portuguesa e em Revisão de Texto, graduada em Letras/Inglês. Tem nível superior em Espanhol e é membro do Cepadic (Centro de Pesquisas em Análise do Discurso), com pesquisas na área de Análise do Discurso e Multimodalidade na Educação.

 

Essa equipe conta, ainda, com instrumentalizações periódicas da pedagoga Gilda Rizzo, pós-graduada em Psicologia e especialista em Estimulação do Desenvolvimento pela UFRJ e especialista em Educação Pré-escolar. Gilda Rizzo é a responsável por desenvolver, no Brasil, o Método Natural de Alfabetização. Também fazem parte dessa equipe o arte-educador Maurício Leite, criador do Projeto Mala de Leituras, internacionalmente reconhecido e premiado no âmbito da literatura infantil, e a coordenadora de Matemática, Maria das Dores Brigagão, reconhecida por seus trabalhos em Educação.

Regimento Escolar

clique para fazer download

Colégio ARVENSE

SGAN 914 - conj. F - módulo C - Brasília(DF) - CEP: 70.790-143

61 3340 9792 arvense@arvense.com.br

www.arvense.com.br

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram