Fixos

Projeto Valores em Ação

Valor é qualidade de quem merece respeito; é também o preço de alguma coisa. Há valores sem preço, como em João é um homem valoroso. Isso não tem preço. Há objetos com valor histórico e científico tão alto, que não podem ter preço, como em Descobertas arqueológicas têm valor inestimável; e há valores valorosos, como a honestidade, a colaboração, a ética, a empatia, a autocrítica, o conhecimento.

Para materializar essas valorizações e essas valorações, o Arvense traz a iniciativa Valores em Ação: um freezer com picolés na linha self-service. Quem quiser um, pega e paga, sem supervisores, sem cobradores. Basta escolher o sabor e depositar o vale-picolé de R$5,00 na urna ao lado. Vamos provar nossa integridade e nossa responsabilidade por um espaço comum em um ambiente coletivo.

Projeto Mala de Leitura

120 Livros lidos por ano

Em Sala

O Projeto Mala de Leituras favorece o desenvolvimento da arte e da educação nas suas mais variadas linguagens. O projeto educa e desperta o prazer pela leitura de forma lúdica. É uma atividade diária feita, em sala de aula, com o professor. Este projeto é coordenado pelo educador Maurício Leite e acompanhado por uma promotora de leituras. O objetivo é a leitura de 120 livros por ano, por cada grupo.

EM CLASSE

Uma mala com livros cujos enredos, autores e ilustradores são escolhidos criteriosamente. Ela está em sala para que os alunos possam manuseá-la à vontade. É importante que essa exposição seja bonita, alegre e que os livros estejam colocados em altura acessível aos alunos.

Sala de Leituras

As histórias, além de educar, ampliam a base de experiências, o vocabulário e as formas linguísticas que as crianças, gradualmente, assimilam por imitação e memorização provenientes das narrativas. Estimulamos comentários, reflexões e ilustrações ao final de cada história ou poesia narrada. Um ambiente estimulador da leitura deve levar o aluno ao livro por prazer ou em busca do conhecimento.

Projeto Aniversariantes do Mês

Momento de integração e de confraternização entre alunos e funcionários, este projeto é realizado na última sexta-feira de cada mês. Nele, os próprios alunos constroem os presentes de sucata e o cardápio da festa. Toda a organização do projeto e as homenagens aos colegas são combinadas com a participação de todos do grupo.

lixo zero_logo-01.png

Lixo Zero

Para que os alunos entendam a importância de cuidar do meio ambiente, é necessária uma abordagem ampla sobre todas as questões que envolvem o cuidado com a natureza. Os cuidados começam desde um simples ato de não jogar o resíduo no chão até saber para onde ele vai quando não tem mais utilidade para nós. Afinal, o resíduo não vai desaparecer do planeta como um truque de mágica.

O objetivo geral deste projeto é tornar o Arvense uma escola mais
sustentável e despertar, em nossos alunos, a vontade de cuidar do meio ambiente.
Esperamos que, com a gestão de resíduos sólidos, toda a comunidade arvenseana
desenvolva a consciência questionando quem vai cuidar dos resíduos que geramos.

Projeto Experimenta – CTC     

O CTC – Ciências e Tecnologia com Criatividade – é um programa para o Ensino Fundamental cujo desenvolvimento é fruto de um processo contínuo de pesquisa, de atualização e de aprimoramento realizado por educadores e por especialistas em didática, em currículo escolar e em diferentes áreas de Ciências: Biologia, Ciências da Terra, Astronomia, Física e Química. Os conteúdos são organizados com a adequação necessária aos diferentes anos do Ensino Fundamental e, em conjunto, configuram uma perspectiva curricular abrangente.

Projeto Mind Lab     

A Mind Lab desenvolveu uma Metodologia inovadora que tem alcançado resultados comprovados, ao redor do mundo, no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas em crianças e jovens com idade entre 4 e 18 anos. A Metodologia baseia-se em três pilares fundamentais: Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos, Professor Mediador. Na Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Projeto da Mind Lab está presente em mais de 30 países, onde é líder mundial na pesquisa e desenvolvimento de metodologias para o desenvolvimento de habilidades e competências utilizando Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e intervenções intencionais do Professor-Mediador. O projeto iniciou-se no Brasil em 2006 e está presente em escolas particulares e públicas que implantaram o Projeto em seus currículos, atendendo milhares de crianças e jovens. Os resultados não deixam dúvidas: os professores estão extremamente satisfeitos, os pais já percebem a diferença nos seus filhos e os alunos adoram as aulas.Saibam mais em www.mindlab.com.br

Projeto Programa Estilo de Vida Arvense (peva)

Para continuar atendendo as demandas emergentes da sociedade, o Arvense implementou o Programa Estilo de Vida Arvense (Peva), que traz lições ligadas a saúde, ao bem-estar e ao estilo de vida. Elas serão incorporadas ao cronograma semanal de atividades dos alunos.

Projeto Comer Bem

Nosso Projeto Comer Bem tem como um dos seus objetivos o incentivo à alimentação saudável.

Na creche, a criança pode comer ou tomar suco de qualquer fruta, mas sempre respeitando a aceitação e a particularidade de cada um. Quanto mais variada for a oferta de alimentos, principalmente os naturais como frutas, verduras e legumes, melhor, pois possibilita que o bebê se acostume aos diversos sabores. Isso pode auxiliar também o desenvolvimento de bons hábitos alimentares.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, sugerimos alimentos que ajudam na prevenção de doenças e melhoram a resistência do organismo. Acompanhamos pais e alunos, orientando-os a evitarem alimentos gordurosos, sal em excesso, doces, bolos, biscoitos, refrigerantes. No Arvense, não comercializamos tais alimentos e ainda incentivamos a prática de exercícios físicos.

Projeto de Orientação Sexual

RCA-Sexualidade e desenvolvimento infantil

Conforme o MEC, tratar do tema Orientação Sexual é considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde. Esse trabalho também contribui para a prevenção de problemas graves, como o abuso sexual. Ele não substitui nem concorre com a função ou com os valores da família nessa área da saúde da criança, mas os complementa. Como orienta essa instituição educacional, as diferentes temáticas da sexualidade são trabalhadas dentro do limite da ação pedagógica e conforme demandas e perguntas surgem dentro da escola. Experiências bem-sucedidas com Orientação Sexual mostram aumento do rendimento escolar, da solidariedade e do respeito entre os alunos, assim como diminuição da angústia e da agitação em sala de aula. Vejam o que diz o MEC.

Colégio ARVENSE

SGAN 914 - conj. F - módulo C - Brasília(DF) - CEP: 70.790-143

61 3340 9792 arvense@arvense.com.br

www.arvense.com.br

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram