Fixos

Projeto de promoção à leitura

240 Leituras por ano

Em Sala

O Projeto de Promoção à Leitura favorece o desenvolvimento da arte e da educação nas suas mais variadas linguagens. O projeto educa e desperta o prazer pela leitura de forma lúdica, é uma atividade diária feita, em sala de aula, com o professor. Este projeto é acompanhado por uma promotora de leituras e tem por objetivo garantir que cada grupo tenha acesso à 240 leituras por ano. 

EM CLASSE

Livros cuidadosamente selecionados, enredos, autores e ilustradores são escolhidos criteriosamente. Os livros são disponibilizados em sala de aula para que os alunos possam manuseá-los à vontade. É importante que essa exposição seja bonita, alegre e que os livros estejam colocados em altura acessível aos alunos.

Sala de Leituras

As histórias, além de educar, ampliam a base de experiências, o vocabulário e as formas linguísticas que as crianças, gradualmente, assimilam por imitação e memorização provenientes das narrativas. Estimulamos comentários, reflexões e ilustrações ao final de cada história ou poesia narrada. Um ambiente estimulador da leitura deve levar o aluno ao livro por prazer ou em busca do conhecimento.

Projeto Aniversariantes do Mês

Realizado na última sexta-feira de cada mês, este projeto propicia um momento de integração e de confraternização entre alunos e funcionários. Toda a organização do projeto e as homenagens aos colegas são combinadas com a participação de todos do grupo. Os próprios alunos constroem os presentes de sucata e o cardápio da festa.

lixo zero_logo-01.png

Lixo Zero

Para que os alunos entendam a importância de cuidar do meio ambiente é necessária uma abordagem ampla sobre todas as questões que envolvem o cuidado com a natureza. Os cuidados começam desde um simples ato de não jogar o resíduo no chão até saber para onde ele vai quando não tem mais utilidade para nós. Afinal, o resíduo não vai desaparecer do planeta como em um truque de mágica.

O objetivo geral deste projeto é tornar o Arvense uma escola mais sustentável e despertar, em nossos alunos, a vontade de cuidar do meio ambiente. Esperamos que, com a gestão de resíduos sólidos, toda a comunidade arvenseana desenvolva a consciência questionando quem vai cuidar dos resíduos que geramos.

Projeto Programa Estilo de Vida Arvense (peva)

Para continuar atendendo às demandas emergentes da sociedade, o Arvense implementou o Programa Estilo de Vida Arvense (Peva), que traz lições ligadas à saúde, ao bem-estar e ao estilo de vida. Elas são incorporadas ao cronograma semanal de atividades dos alunos.

Projeto Comer Bem

Nosso Projeto Comer Bem tem como um dos seus objetivos o incentivo à alimentação saudável.

No berçário, a criança pode comer ou tomar suco de qualquer fruta, mas sempre respeitando a aceitação e a particularidade de cada um. Quanto mais variada for a oferta de alimentos, principalmente os naturais como frutas, verduras e legumes, melhor, pois possibilita que o bebê se acostume aos diversos sabores. Isso pode auxiliar também o desenvolvimento de bons hábitos alimentares.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, sugerimos alimentos que ajudam na prevenção de doenças e melhoram a resistência do organismo. Acompanhamos pais e alunos, orientando-os a evitarem alimentos gordurosos, sal em excesso, doces, bolos, biscoitos, refrigerantes. No Arvense, não comercializamos tais alimentos e ainda incentivamos a prática de exercícios físicos.

Projeto de Orientação Sexual

RCA-Sexualidade e desenvolvimento infantil

Conforme o MEC, tratar do tema Orientação Sexual é considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde. Esse trabalho também contribui para a prevenção de problemas graves, como o abuso sexual. Ele não substitui nem concorre com a função ou com os valores da família nessa área da saúde da criança, mas os complementa. Como orienta essa instituição educacional, as diferentes temáticas da sexualidade são trabalhadas dentro do limite da ação pedagógica e conforme demandas e perguntas surgem dentro da escola. Experiências bem-sucedidas com Orientação Sexual mostram aumento do rendimento escolar, da solidariedade e do respeito entre os alunos, assim como diminuição da angústia e da agitação em sala de aula. Vejam o que diz o MEC.