Aspectos Socioemocionais 

1. Meu filho comentou que está com medo de voltar à escola por causa do vírus. O que

devo fazer?


Acolha as emoções e sentimentos do seu filho para legitimar o que ele está relatando/sentindo. Logo após, nomeie esses sentimentos e explique que sentimentos e emoções são como ondas do mar, vem e vão. Dê um abraço no seu filho (a) e diga que todos nós no mundo inteiro estamos vivendo este desafio em família e que o coronavírus será vencido. Os cientistas e pesquisadores estão buscando a vacina e remédios para combatê-lo, mas as pessoas do planeta inteiro terão que reaprender os cuidados com a sua saúde e higiene. Os vírus não ficam em ambientes limpos e em pessoas bem higienizadas. Seremos melhores na higiene do nosso corpo e teremos que aprender a respeitar o ambiente em que vivemos e o planeta Terra. Agora é hora de usar a prudência, a esperança   e nosso senso de propósito.

2. Meu/minha filho/a tem sentido bastante o isolamento social. O que poderia ser feito para amenizar isso?

 

Converse com o seu filho que todas as crianças e famílias estão passando por este desafio: impedimento de ver familiares, de sair na rua e ir à escola, restrições de convivência com quem amamos, avós, primos, parentes, amigos. Abra um espaço em família para uma reunião, dia sim dia não, para ouvir cada membro de sua família, quando cada um poderá colocar suas angústias, medos e descobertas. Falar sobre nossos sentimentos e emoções ajuda muito. Esta é a essência da terapia com os psicólogos. A elaboração e racionalização das ideias ficam mais claras e o conforto brota no coração das pessoas envolvidas. Reafirmar para as crianças que é difícil, mas é possível superar esse momento, dará ao seu filho a segurança que ele precisa. Jogos e atividades de meditação, como também brincar em família, promovem afetividade, risadas e descontração.

3. Tenho tido dificuldades na organização da rotina familiar e das aulas on-line. O que

devo fazer?

 

Primeiro, definir junto com a criança os horários para as atividades. Segundo, organizar o ambiente com todos os materiais necessários. Terceiro, explicar para a criança que você tem as suas atividades e ela as dela. Empoderar o seu filho(a) com a responsabilidade, compromisso e autocontrole que são posturas e valores importantes para a sua família, você as têm para com o seu trabalho e ele deve ter com as atividades da escola. A rotina equilibrada leva a organização. A Coordenação Pedagógica do Arvense criou o PMA – Plano de Metas de Aprendizagens. Ele organiza e antecipa às famílias as atividades do dia: fóruns (com horários marcados on-line), lançamento de atividades novas na plataforma ou no app e prazo de encerramento de atividades anteriores. Além disso, ele vincula, a cada atividade, os objetivos educacionais contemplados, ou seja, nas METAS DE APRENDIZAGEM. O PMA visa dar previsibilidade a todas as famílias Arvense.

Colégio ARVENSE

SGAN 914 - conj. F - módulo C

Brasília(DF)

CEP: 70.790-143

61 3340 9792 / 61 99851-6805

arvense@arvense.com.br

www.arvense.com.br

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram