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Primeira infância em casa x na escola: prós e contras

Atualizado: 9 de mai. de 2023





Está considerando quando colocar o bebê ou a criança na escola? Então conheça os prós e contras da primeira infância em casa e na escola.



O cuidado na primeira infância, que contempla crianças de até seis anos de idade, é envolto por diversos aspectos que trazem questões para mães, pais e, até mesmo, familiares ao redor. Uma das questões centrais está em compreender os prós e contras de vivenciar a primeira infância em casa ou na escola.


Da introdução alimentar até a retomada à rotina dos adultos, muitos pontos estão envolvidos na decisão de quando colocar a criança na escola. Neste artigo reunimos os principais pontos que devem ser considerados pelos responsáveis na hora de tomar essa decisão.



Vantagens da iniciação escolar


A dificuldade de adaptação é uma das preocupações mais comuns dos pais na hora da iniciação escolar. Essa preocupação pode ser superada ao visitar a escola para conhecer a segurança no ambiente escolar e a experiência dos profissionais especializados em promover o acolhimento adequado para cada faixa etária.


A iniciação escolar pode ser feita a partir dos seis meses de idade e acontecer até os cinco anos. E, independente de quando os responsáveis decidirem quando acontecerá, o essencial é compreender que as decisões tomadas na primeira infância terão resultados por toda a vida.


Isso porque, como explicitado pelo Núcleo Ciência Pela Infância, este “é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas”.


Sendo assim, quanto antes a criança acessar o berçário ou a pré-escola mais estímulos receberá para seu desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social.


Esta evolução é possível pois o ensino de crianças de até 5 anos estão baseada nos 5 eixos estruturantes da educação infantil da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quais sejam:

  • Eu, o outro e o nós;

  • Corpo, gestos e movimentos;

  • Traços, sons, cores e formas;

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação e

  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.


Portanto, ao ingressar na vida escolar, bebês e crianças têm a oportunidade de se desenvolverem em campos diferentes que se complementam. Deste modo, podemos citar como benefícios da primeira infância na escola:


1. Desenvolvimento social e emocional

A escola fornece um ambiente onde as crianças podem interagir com outras crianças e adultos fora do ambiente familiar. Isso ajuda a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como cooperação, empatia e respeito.


2. Estímulo cognitivo

A escola oferece oportunidades para a criança aprender novas habilidades, desenvolver a criatividade, a curiosidade e o raciocínio. A interação com outros alunos e professores também promove o desenvolvimento da linguagem, a alfabetização e a matemática.


3. Rotina e organização

A escola ajuda a estabelecer uma rotina diária, que é importante para crianças pequenas. Eles aprendem a seguir horários, fazer tarefas e se preparar para o dia seguinte. A escola também ajuda a desenvolver habilidades de organização e planejamento.


4. Autonomia

A escola permite que as crianças desenvolvam a autonomia e a independência. Eles aprendem a se vestir, a comer sozinhos, a cuidar de seus pertences e a resolver problemas sem a ajuda dos pais.


5. Acesso a recursos

A escola oferece uma variedade de recursos que não estão disponíveis em casa, como bibliotecas, laboratórios, equipamentos esportivos e tecnologia. Esses recursos permitem que as crianças aprendam de forma mais eficaz e diversa.


Ou seja, o ingresso na escola desde cedo proporciona uma série de benefícios para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança.


Impactos de não incluir a criança na educação infantil


Não incluir a criança na educação infantil pode ter um impacto negativo significativo em seu desenvolvimento, além de gerar consequências que podem ser vistas ao longo da vida.


Do ponto de vista cognitivo, crianças que não frequentam a educação infantil podem ter menos oportunidades de desenvolver habilidades cognitivas, como a linguagem, a alfabetização e a matemática. Eles também podem ter menos oportunidades de explorar e aprender sobre o mundo ao seu redor.


Já da perspectiva do desenvolvimento social e emocional, essas crianças podem ter menos oportunidades de desenvolver habilidades como a empatia, a cooperação e a resolução de conflitos. Eles também podem ter menos oportunidades de interagir com outras crianças e adultos fora do ambiente familiar.


Por fim, crianças que não acessaram a educação infantil podem estar em desvantagem em relação a outras crianças quando chegam à escola primária. Eles podem ter menos habilidades cognitivas e sociais, o que pode dificultar a adaptação à escola e o sucesso acadêmico.


Primeira infância na escola x Primeira infância em casa


Confira um pequeno comparativo para visualizar quais as diferenças entre uma primeira infância na escola ou em casa.


Na escola

Em casa

Alimentação

Acompanhamento com nutricionista e variedade de cardápio

Depende das preferências dos responsáveis

Segurança

Ambientes preparados para cada faixa etária

Ambiente adaptado para a presença da criança

Desenvolvimento motor

Atividades pedagógicas planejadas com o intuito de estimular e desenvolver habilidades motoras

Ocorre desordenadamente e a critério dos adultos

Desenvolvimento da linguagem

Maior estímulo para se expressar

Estímulo apenas familiar e passível de retardo

Sociabilização

Com crianças de idades aproximadas, além da equipe pedagógica variada

Com familiares, muitas vezes apenas adultos

Custo

Investimento em mensalidade, materiais escolares e uniforme

Remuneração de babá ou familiar

Diversão

Atividades pedagogicamente planejadas e com colegas da mesma idade

Improvisada

Por fim, vale salientar que, mesmo havendo toda a atenção por parte dos responsáveis e cuidadores, um local que se baseia em metodologias pedagógicas adequadas a cada faixa etária, promove um ambiente estimulante que está preparado para receber as crianças e os pais em suas necessidades.


Caso você esteja avaliando se está na hora de colocar o bebê ou a criança na escola, fique à vontade para entrar em contato com nossa equipe e conhecer um pouco mais sobre como realizamos a iniciação escolar.

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