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Método Arvense: pedagogia da autoexpressão e da alfabetização natural

Atualizado: 21 de ago. de 2023




Você sabe como a metodologia de ensino da escola influencia no desenvolvimento do seu filho? No Colégio Arvense nos baseamos no método natural para promover uma aprendizagem com criatividade, autonomia e colaboração.

Junto ao método natural, conectamos a teoria de Celestine Freinet e o modelo de Pedagogia de Projetos para criar um ambiente escolar onde a criança é protagonista do seu aprendizado. Nesta leitura você vai conhecer os conhecimentos e práticas que compõem o método Arvense, que busca despertar o desejo de fazer, de aprender e de ousar em nossos alunos.


O que é a Metodologia de Freinet

Se você pensa que todas as escolas são iguais, estude a proposta pedagógica da instituição de ensino antes de fazer a matrícula da sua criança. Logo vai conhecer quais as bases teóricas e metodológicas que fundamentam o ensino-aprendizagem de cada local.


No Colégio Arvernse, nos pautamos na metodologia de Celestine Freinet, pedagogo francês que defende uma educação conectada ao contexto de cada criança.


A metodologia freinetiana é baseada em quatro pilares principais:

  • Livre expressão: é a possibilidade de expressar livremente seus pensamentos, sentimentos e ideias, incentivando a criatividade e o desenvolvimento da personalidade da criança.

  • Autonomia: é a capacidade da criança de ser autônoma em seu processo de aprendizagem, fazendo escolhas e tomando decisões, respeitando seus interesses e necessidades.

  • Cooperação: é a prática da ajuda mútua e da colaboração entre as crianças, estimulando o respeito às diferenças, a solidariedade e a construção coletiva do conhecimento.

  • Trabalho: é o desenvolvimento de atividades que permitem à criança adquirir conhecimentos e habilidades de forma significativa e concreta, favorecendo a assimilação de valores e o desenvolvimento integral da criança.


Esses pilares são colocados em prática de maneira articulada e complementar, naturalizando o processo de aprendizagem.


Na prática, o Método de Freinet propõe diversas atividades que promovem a livre expressão, como a produção de textos livres, a realização de debates em grupo, a criação de murais com trabalhos dos alunos e a organização de assembleias para discussão de temas relevantes para a comunidade escolar.


Além disso, a abordagem de Freinet valoriza a produção coletiva, em que os alunos trabalham em conjunto para criar um produto final. Essa prática estimula a colaboração, a criatividade e a participação ativa dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e humanizada.


A metodologia de Freinet também trabalha com grupos de crianças com diferentes idades, o que chamamos de Agrupamento Vertical (AV). Neles, não há hierarquia entre as crianças, que compartilham atividades e experiências e aprendem uns com os outros.


Estes grupos são baseados na perspectiva que permite a cooperação, integração e o reconhecimento da natureza social da aprendizagem. Assim, o Agrupamento Vertical amplia liberdade o reconhecimento de si como sujeito de uma sociedade e contribui para a manifestação da reciprocidade entre as crianças.



Assista ao vídeo para entender mais sobre os benefícios da escola freinetiana para a aprendizagem.


O que é o método natural

O Método Natural de Gilda Rizzo pode ser aplicado à alfabetização de forma a tornar o processo mais natural e dinâmico para as crianças. Nesse sentido, a abordagem se baseia em alguns princípios que valorizam a experimentação e a autonomia da criança no processo de aprendizagem.


Entre os princípios do Método Natural de Gilda Rizzo para alfabetização, destacam-se:


  • Aprendizagem natural: o método busca uma abordagem que leve em conta o desenvolvimento natural da criança e suas particularidades, permitindo que o processo de alfabetização seja adaptado às necessidades e ao ritmo de cada aluno.


  • Estímulo à experimentação: o método incentiva a criança a explorar e experimentar a linguagem, por meio de atividades lúdicas e interativas que explorem diferentes formas de comunicação e expressão.


  • Valorização do erro: o método entende que o erro faz parte do processo de aprendizagem, incentivando a criança a tentar e experimentar sem se sentir inibida pelo erro, para que possa aprender com os próprios equívocos.


  • Participação ativa da criança: o método prioriza a participação ativa da criança em seu próprio processo de aprendizagem, permitindo que ela seja protagonista de sua própria trajetória de alfabetização.


  • Contextualização: o método busca tornar o processo de alfabetização mais significativo e contextualizado para a criança, relacionando o aprendizado das letras e da escrita com situações cotidianas e com a realidade da criança.


6 benefícios do método natural para aprendizagem da leitura e da escrita

Tomando os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento infantil, o método natural promove a aprendizagem da leitura e da escrita de uma maneira lúdica de exploração, manipulação e autoexpressão. Apoiando-se no sincretismo, parte do totalizante para chegar à unidade, assim entende a leitura como expressão do pensamento e não como mero mecanismo.


Desde o maternal as crianças são estimuladas a desenvolverem habilidades da linguagem e organização do pensamento criando histórias, brincando e acompanhando a leitura de livros.


Aliás, a brincadeira tem um papel fundamental no método natural, porque ter uma rotina de brincadeira é forma de desenvolver habilidades cognitivas, motoras, sociais e afetivas. Afinal, há mais motivação e satisfação quando aprendemos com brincadeiras.


Confira algum dos benefícios que as crianças colhem com a aprendizagem da leitura e da escrita com o método natural:


  1. Aprendizagem mais natural e dinâmica: o Método Natural busca uma abordagem mais natural e dinâmica para a aprendizagem da leitura e da escrita, permitindo que a criança desenvolva suas habilidades linguísticas de forma mais autêntica e significativa, dentro do seu nível de desenvolvimento.


  1. Estímulo à experimentação e à descoberta: o método incentiva a experimentação, estimulando que a criança descubra a linguagem de forma lúdica e interativa, criando uma atmosfera de aprendizado mais prazerosa e menos formal.


  1. Valorização do erro: o Método Natural valoriza o erro como parte do processo de aprendizagem, favorecendo que a criança experimente e tente sem medo de errar, o que estimula a construção do conhecimento.


  1. Contextualização da aprendizagem: o método busca tornar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita mais significativo e contextualizado para a criança, relacionando o aprendizado das letras e da escrita com situações cotidianas e com a sua realidade.


  1. Desenvolvimento da autonomia: o método incentiva a participação ativa e autônoma da criança em seu próprio processo de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e da confiança em suas próprias habilidades.


  1. Integração da língua com a cultura: o Método Natural valoriza a relação entre a língua e a cultura, permitindo que a criança compreenda a língua em seu contexto cultural, favorecendo a ampliação de seu repertório cultural.


Vantagens da Pedagogia de Projetos e metodologias ativas

A esta altura você já deve ter percebido que método natural não quer dizer que é uma metodologia de ensino-aprendizagem sem coordenação ou planejamento.


Pelo contrário: para estabelecer um ambiente que favorece o aprendizado de modo autônomo, criativo e colaborativo, é necessário organizar atividades, espaços de aprendizagem e estratégias para contribuir com desenvolvimento continuado dos alunos.


No Colégio Arvense, o método natural e de Freinet tomam forma com a Pedagogia de Projetos. Na prática, os projetos reúnem objetivos e orientações para a equipe pedagógica, alunos, mães e pais realizarem atividades que promovem a aprendizagem, a conexão e o desenvolvimento de habilidades.


Conheça um pouco sobre nossos projetos:


  • Projeto Anual: elaborado com base em um tema abrangente, este projeto acompanha toda a escola durante o ano letivo e propicia a adequação e transversalidade com os demais projetos realizados. Em 2023, por exemplo, o Projeto Anual chama-se Movimento, que traz reflexões sobre o corpo, a cultura e a sociedade.


  • Nome da turma: neste projeto, os alunos se apoiam nas orientações do Projeto Anual para realizar pesquisa, debates e a escolha do nome que identificará a turma durante o ano letivo.


  • Projeto Comer Bem: tem o objetivo de desenvolver uma cultura alimentar mais saudável, envolvendo alunos, cuidadores e equipe pedagógica.


  • Programa Estilo de Vida Arvense (PEVA): promove comportamentos geradores de saúde e de satisfação em relação à vida por meio de atividades que contribuem com a prevenção e combate à depressão, à obesidade e a doenças crônicas não transmissíveis.


  • Programa Psicoemocional Educa: é orientado para o desenvolvimento das competências socioemocionais em um mundo conectado. O objetivo é contribuir com habilidades emocionais e o letramento digital, preparando alunos do 1.º ao 5.º ano para viver melhor, dentro e fora da internet.


  • Projeto de promoção à leitura: busca reconhecer a leitura como fonte de informação, de prazer e de conhecimento, possibilita vivências de leitura diversificadas, criando uma aproximação com o livro por prazer ou em busca do conhecimento.


  • Projeto Aniversariante do Mês: uma vez por mês, todos os aniversariantes do período são homenageados por toda a escola, promovendo reflexões sobre o amadurecimento, além de favorecer habilidades socioemocionais e a integração social.


  • Projeto Lixo Zero: envolve os estudantes no cuidado com a natureza, refletindo sobre a responsabilidade sobre resíduos produzidos e a importância da consciência ambiental.


  • Projeto Cultural: tomando como base um artista brasileiro, o projeto resgata ritmos, referências artísticas, culturais e sociais para que os alunos promovam suas próprias reflexões e produções artísticas.






4 elementos que estimulamos nos alunos do Arvense

Do berçário ao ensino fundamental os alunos do Arvense são estimulados a desenvolverem o desejo de fazer, o desejo de aprender e o desejo de ousar a partir de quatro elementos: a criatividade, a livre expressão, autonomia e o espírito colaborativo. Entenda mais sobre cada uma delas.

Criatividade

Acreditamos que a criatividade é uma habilidade essencial para o desenvolvimento das crianças, e por isso busca estimulá-la em diversas atividades. Por exemplo, na área de artes, os alunos são incentivados a explorar diferentes materiais e técnicas para criar suas obras, sem medo de errar ou seguir padrões pré-estabelecidos. Além disso, em projetos interdisciplinares, os estudantes são desafiados a buscar soluções criativas para problemas reais.

Livre expressão

Valorizamos a livre expressão, ou seja, o direito das crianças de se expressarem livremente, seja por meio da fala, da escrita, da arte ou de outras formas. Para isso, são oferecidos espaços seguros onde os alunos se sintam confortáveis para expor suas opiniões e sentimentos, sem julgamentos.


A escola também promove atividades que estimulam a reflexão e o diálogo, para que as crianças aprendam a expressar suas ideias de forma clara e respeitosa, como as assembleias ou rodinhas.

Autonomia

É importante que as crianças desenvolvam a autonomia desde cedo, para que se tornem adultos capazes de tomar decisões e resolver problemas por si mesmos. Para isso, são oferecidas oportunidades para que os alunos tomem iniciativa e sejam responsáveis por suas próprias escolhas.

Por exemplo, em atividades de pesquisa, os estudantes são encorajados a buscar as informações por conta própria, utilizando diferentes fontes e técnicas. Também são promovidas atividades que exigem planejamento e organização, para que os alunos aprendam a gerenciar seu tempo e recursos.

Espírito colaborativo

Acreditamos que o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso das crianças, tanto na escola quanto na vida. Por isso, são promovidas atividades que incentivam a colaboração e a cooperação entre os alunos. Por exemplo, em projetos interdisciplinares, os estudantes são divididos em grupos e precisam trabalhar juntos para alcançar um objetivo comum. Além disso, a escola valoriza a diversidade e a inclusão, e busca criar um ambiente onde todos se sintam acolhidos e respeitados.


O que esperar do método Arvense?

Após conhecer os pilares teórico-metodológicos que baseiam o ensino do Colégio Arvense, você pode se perguntar como o método se dá no cotidiano dos alunos.


Nosso objetivo é propiciar um ensino “forte”. Ou seja, o Arvense contribui com crianças que aprendem e são capazes de utilizar conteúdos, competências e habilidades em suas vidas, fazendo tudo de forma leve e com ludicidade.


Assim, combinando teorias pedagógicas vanguardistas que respeitam o desenvolvimento psicológico e contexto cultural de cada criança, favorece um aprendizado que acontece de modo natural. Desta maneira, os responsáveis podem esperar da escola um ambiente inteligente, estimulante, reflexivo e transformador de conteúdos e de conceitos em conhecimento aplicado e em criticidade.



Para saber mais sobre o método Arvense, convidamos você para uma visita a nossa escola. Aqui você conhecerá mais os ambientes e materiais desenvolvidos para acolher as crianças de acordo com cada faixa etária. Agende uma conversa com nossa equipe pedagógica!


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