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Experiências-Chave na Educação Infantil

Atualizado: 18 de out. de 2021

As atividades e as avaliações pedagógicas do Arvense se fundamentam nas Taxonomias (hierarquia) de Objetivos Educacionais, na livre expressão freinetiana e nas 10 Competências Gerais da BNCC. Esses norteadores defendem a aplicação do conhecimento em atividades espontâneas e criativas, portanto, mais significativas.


A construção de uma maquete, por exemplo, é uma alternativa à aplicação de conhecimentos matemáticos, sociais, éticos, ambientais, linguísticos. Nesta atividade, juntamos conteúdo, método e expressão gráfica. Ela envolve criatividade e objetivos educacionais avançados, além de proporcionar, ao professor, indícios de aprendizagens para uma avaliação ética e colaborativa em relação ao aluno.


O que está envolvido aqui para avaliação? Muitas habilidades: interação; compartilhamento de ideias, de espaço e de materiais; aplicação de formas geométricas; noções de linhas (diagonal e reta – que é sempre a menor distância entre dois pontos); direções (paralelas e opostas); criação de soluções para problemas urbanos (que espaço deve ficar mais perto de qual, acessibilidade para necessidades especiais, áreas de preservação ambiental e de animais); perspectiva; paisagem natural e paisagem modificada (conteúdo da Matriz de Competências e Habilidades); coordenação motora fina.


Chama a atenção a criação, verbo avançado da Taxonomia de Bloom, e a capacidade de solução de problemas urbanos. Além de envolver componente cognitivo (útil aos futuros engenheiros e arquitetos), envolve componente ético e afetivo. A professora pode investigar que locais urbanos as crianças conhecem e priorizam: utilitários (bancos/shoppings/restaurantes), democráticos e inclusivos (asilos/creches/santuários de animais/parques verdes/lagos) e como se articulam no espaço urbano democrático.


Aqui, as crianças criaram uma CASA DAS CRIANÇAS, buscando preservar infâncias em situação de rua. Esse é o momento da crítica social. Criando a situação hipotética de que temos pouco dinheiro para construir nossa cidade, o que seria mais importante pensando em todas as pessoas e no planeta? Aí está o resultado.

Como parte desse momento da crítica, avançamos o conteúdo para englobar locais que as crianças não conhecem: o entorno de Brasília. É quando as regiões administrativas do Distrito Federal vêm até elas.


O desafio da educação hoje é o desafio da qualidade, da ética, do conhecimento.

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