| Paternagem Sustentável |
|
|
Tema: Paternagem Sustentável – Festa da Família- Dia 13 e 14/8.Período: 3 a 17 de agosto de 2009 Responsabilidade: Professores e Equipe Pedagógica
Propósito / Objetivos- Proporcionar a vivência de situações variadas para que os alunos possam expressar os seus sentimentos com relação as suas famílias, rever as relações familiares (pai, mãe, filhos e outros); e relembrar virtudes e valores indispensáveis para se viver bem em família (casa), no trabalho (escola) e no ambiente. - Convidar os pais/cuidadores a uma reflexão sobre suas funções e comportamentos (ser) seus cuidados ou responsabilidades (fazer) e seu papel familiar, social ou cultural (conhecer e conviver), descobrindo-se como um ser sustentável, ou seja “aquele que alimenta, nutre, socorre, auxilia”. - Propor ações concretas para as famílias, nas quais os alunos, juntamente com seus pais, possam refletir sobre o meio ambiente, lixo e sustentabilidade. - Promover reflexões frente a: o que e paternagem? Outros membros da família exercem essa função? O que é cuidar? Prover? Como é ser pai? Como é ser mãe? Como é ser filho? - Evento Festivo: - Data: 13, 14 (no auditório) e 15 (somente alunos e pais) de agosto de 2009. - Local: À escolha da família. - Responsabilidade: Professores, alunos e pais.
Convites: serão enviados eletronicamente.
Propostas de Atividades: - Conversas: . A minha família . Como é a vida em família? . Quais pessoas compõem meu núcleo familiar? . Você tem duas casas? Padrasto ou madrasta, vovó e vovô, titia e titio. Como é organizada a sua família? . Que momentos são importantes para o viver em família? . Como você cuida de você mesmo? . Como cada um cuida dos outros? Quais são os nossos hábitos em casa? . Como todos cuidam da casa? O que você faz em casa que ajuda a melhorar o seu ambiente? . Coisas que você faz junto com sua família e coisas que você faz sozinho. . Coisas que sua mamãe faz de bom e que lhe deixa orgulhoso. . Como é que o papai e a mamãe cuidam de você e dos seus irmãos? . Quais cuidados você tem pela cidade onde mora? . Você acha que faz a diferença no seu local de moradia, seja quadra, rua ou outros? Por quê? - Você já prestou atenção nos animais cuidando dos seus filhotes? Como é esse cuidar? E as atitudes de carinho entre os animais? - Você sabe o que são pegadas? Sabe o que é pegar?
A expressão “pegada” está sendo usada aqui como uma expressão lúdica e simbólica, ou seja, metafórica. Vamos aproveitar esse tema para revisitar conceitos de reciclagem de lixo, nossa postura frente aos ambientes: de sala, casa, jardins, parques...
Pegada – 1. Vestígio que o pé deixa no solo; passo. 2. Sinal, vestígio, pista, rastro. Pegada – (De pegar + ada) Lance em que o goleiro impede que a bola entre na rede, apanhando-a com a mão. Pegar – Agarrar, prender, segurar. - Perceber, compreender (pega facilmente tudo quanto lhe ensinam). - Aceitar fazer, comprometer-se a realizar (um trabalho ou uma tarefa). - Transmitir, comunicar, por influência. Começar, principiar, entrar. - Produzir resultado; sentir efeito. Ser acreditado, ser levado a sério. - Ficar aderente, unir-se. - Vamos trabalhar com essas duas definições durante a vivência. Precisamos pensar muito na forma como vivemos e que marcas estamos deixando no meio ambiente. Na verdade, todos nós estamos caminhando.
Alimentação: - Se somos o que comemos, como cuidar de nossa alimentação e viver em harmonia com o meio ambiente? - Quais alimentos que podemos e devemos comer? - O que é alimentação saudável? - O que é alimentação sem agrotóxicos? - Por que os animais comem coisas vivas e nós comemos coisas mortas? - Qual a diferença entre a alimentação dos animais e a nossa? - O que é saudável comer e o que é prejudicial? - Qual higiene necessária com os alimentos? - Como anda nossa alimentação? Correspondência Interescolar: Vamos construir cartas e e-mails para mandar para membros da família do aluno que moram longe ou mesmo aqui, instituições que trabalham com o meio ambiente, reciclagem, alimentação saudável. O objetivo é atingir todas as possibilidades de conexão com empresas, órgãos e pessoas que estão mobilizados em transformar o planeta em um lugar habitável (sem poluição, em harmonia...) e melhor!
Passeios: em volta da escola, nos jardins, conhecer as Aldeias SOS, os parques ecológicos próximos da escola (Água Mineral, Olhos D’água).
Rodas de Conversa sobre o tema: Convidar pais para falar sobre o tema, profissionais (sociólogos, ecologistas, ambientalistas, geólogos,etc), aproveitar o tema para envolver os pais, amigos e profissionais. Faça a carta-convite, passe para a Coordenação e organize o espaço de sala de aula para receber seus convidados.
Referências:
Disponível em: wwf.org.br. Acesso em: 29 de julho de 2009. Disponível em: http://assets.wwf.org.br/downloads/19mai08_wwf_pegada.pdf. Acesso em: 29 de julho de 2009. |